Header Image

Adriana Suely de Oliveira Melo

Graduada em medicina pela Universidade Federal de Campina Grande/PB, possui residência em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Agamenon Magalhães, Recife/PE, mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual da Paraíba, doutorado em Tocoginecologia pela Universidade Estadual de Campinas, bem como doutorado em Saúde Materno Infantil e pós-doutorado em Saúde da Mulher, ambos pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP, de Recife/PE. Possui título de especialista em Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia e em Medicina Fetal.
Atualmente, Adriana Melo é médica do Instituto Paraibano de Diagnóstico, ultrassonografista concursada do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), em Campina Grande/PB, além de pesquisadora e presidente do Instituto Paraibano de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto (IPESQ).
Adriana tem experiência nas áreas de medicina fetal, epidemiologia e saúde pública, atuando principalmente nos seguintes temas: determinantes do crescimento fetal, baixo peso e macrossomia ao nascer e doenças infecciosas e gravidez, com ênfase em infecção por Zika vírus e Zika congênita. Sua atuação, já no início da emergência em saúde pública, contribuiu de forma decisiva para o estabelecimento da associação entre o aumento da ocorrência dos casos de microcefalia ao nascer e a infecção pelo vírus Zika.